quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Reportagens tema "Acidentes no trabalho rural"

O nosso projeto "Aluno profissão repórter: combatendo os acidentes no trabalho rural" está encerrando. Nesta reta final, os alunos produziram ótimas reportagens sobre o tema "acidentes no trabalho rural".
Fico impressionada o quanto os alunos revelaram esforço e dedicação na produção. Pareceriam verdadeiros repórteres, prestes a receberem um salário por aquele trabalho. Bem, dinheiro nesse caso, não foi a recompensa. Mas sim um grande aprendizado que levarão para a vida inteira! Parabéns, 7º Ano!!! Vocês deram um show! Abaixo, algumas fotos que registraram um dos momentos de produção e alguns dos textos escritos:
Concentração total!!

Verdadeiros repórteres mirins

A aluna Kellyane Aparecida da Silva Cruz ouvindo as entrevistas que fez com os moradores do sítio, para poder produzir sua reportagem

Alguns deles diziam: "professora, não consigo fazer"! O resultado foi outro: conseguiram com louvor!


Os acidentes no trabalho rural
Os acidentes no trabalho no campo estão acontecendo com muita frequência, as pessoas são descuidadas, não usam equipamentos adequados, como botas, luvas, capacete, etc.
Por: João Victor Andrade Silva – 7º Ano
Tem muitas pessoas que trabalham no campo que acreditam que não se machucam ao manusear as ferramentas de trabalho, mas a realidade é muito diferente. As ferramentas são que causam esses acidentes são conhecidas como: forrageira, facão, foice, enxada, machado, entre outros.
Alguns que sofrem o acidente não procuram postos ou hospitais, muitos optam por remédios caseiros preparados em casa, e às vezes ficam com sequelas para sempre, e nunca mais se recuperam.
Essas ferramentas servem para auxiliar os trabalhadores e ajudá-los. Por exemplo, o machado serve para cortar lenha, a enxada serve para cavar buracos na terra (buracos onde são plantadas as sementes), o facão para cortar palma (planta utilizada para alimentar vacas e outros animais).
O morador do sítio Lucas, zona rural de Campina Grande – PB, Guilherme Gonçalo da Silva, de 14 anos, diz que a ferramenta mais perigosa é a foice, pois se o manuseador não tiver o devido cuidado, pode escorregar, cortando alguma parte do seu corpo, ferindo gravemente.
Recolhemos também o depoimento da moradora do mesmo sítio chamada Maria Aparecida de Souza Silva, 33 anos. Ela relata que seu pai já sofreu um acidente com a enxada, e que a ferramenta mais perigosa é o facão. Pela rapidez do corte, ele pode escorregar e acabar cortando o usuário.
Segundo ela, os primeiros socorros no campo acontecem da seguinte maneira: “pressionamos a área lesionada com um pano, e dependendo do corte, procurar um hospital é necessário”. Ela termina dizendo que “para prevenis esses acidentes, é preciso ter cuidado ao manusear as ferramentas e usar equipamentos de segurança”.
Sendo assim, as pessoas precisam ter o dobro de cuidado para não se machucarem com essas ferramentas perigosas.



Acidentes com ferramentas usadas na zona rural
Muitas pessoas no campo sofrem acidentes com o uso das ferramentas, como: enxada, foice, machado, facão.
Por: Gabrielly Beatriz Santos Goveia

Na zona rural, muitas pessoas que trabalham da roça correm um risco grande no seu ambiente de trabalho. Essas pessoas usam ferramentas que podem causar causa graves acidentes.
Quando as pessoas sofrem algum tipo de acidente com uso de ferramentas rurais, pode até causar a morte ou sequelas graves. Os acidentes mais comuns são: cortes, dilacerações e contusões.
Por causa da dificuldade de primeiros socorros imediatos, esses ferimentos podem infeccionar e se transformarem em algo grave. Andreza Maria Santos Silva, 34, moradora do Portal Sudoeste, Campina Grande – PB, declara que para se prevenir dos acidentes, tem que deixar as ferramentas sempre guardadas, não soltas: “certos tipos de ferramentas precisam de estojos protetores, como machado, facão, assim evita-se ferimentos”.
É importante também que o trabalhador nunca jogue uma ferramenta para o seu colega pegar. Sempre deve entregar na mão, diretamente. Também é muito importante usar equipamentos de trabalho especializados, como luvas, botas, capacete de proteção e guardar sempre as ferramentas.
Portanto, fiquem atentos ao usarem essas ferramentas de trabalho, pois são perigosas e podem causar graves acidentes. Se não evitarem, pode ficar sem trabalhar e até mesmo com alguma deficiência.




Acidentes no trabalho rural
Os morados do campo relatam acidentes com ferramentas usadas no trabalho
Por: Lucas Silva Cruz

Os acidentes com as ferramentas de trabalho no campo acontecem por causa da falta de atenção e por as pessoas não usarem os equipamentos adequados.
O morador Audo Francisco Silva, 67 anos, morador do Sitio Lucas, zona rural, Campina Grande-PB, afirma que nem todas as pessoas têm cuidados em usar as ferramentas. Também fala que as ferramentas mais usadas são enxadas e cultivador, que servem para plantar.
Podemos ver que os trabalhadores do campo prestam bastante atenção no que estão fazendo, outras pessoas afirmam que a ferramenta mais perigosa é a serra elétrica. O senhor Ivan da Silva, 50 anos, morador do Sitio salgadinho, zona rural de Campina Grande-PB, afirma que assim que se cortar deve ir para o hospital o mais rápido possível.
As pessoas poderiam evitar os acidentes com vestimentas adequadas, como botas, luvas, calça, blusa de mangas, etc. E prestar atenção no que vai fazer e não ir trabalhar embriagado para não acontecer um acidente.

O trabalho rural e os acidentes
Na zona rural, vários acidentes acontecem com ferramentas cortantes do trabalho no campo
Por:  Janaina Késia dos Santos Soares – 7º Ano          

No campo é bom, mas acontecem vários acidentes como na cidade. No trabalho no campo, várias ferramentas cortantes provocam esses acidentes, porque as pessoas não têm muito cuidado ao manusear as ferramentas, também é importante as pessoas usarem equipamentos de trabalho.
A moradora Rosinalva Valdevino Soares, Sitio Buços, zona rural de Campina Grande-PB afirmou: “sim eu mesma, eu estava limpando mato no roçado e de repente bati com a enxada no meu pé e cortou, eu fui imediatamente para o hospital e levei 2 pontos, passei 15 dias sem trabalhar”.
 Acidentes com esse tipo de ferramenta é muito fácil de acontecer, principalmente com o machado que é usado muito pelas pessoas da zona rural. Porem esse acidente poderia ser evitado se a vitima estivesse usando os equipamentos especiais  para o trabalho.
Já a moradora Luana Marcelina de Lima, 22 anos, Sitio Lucas, Campina Grande-PB disse: “Eu já sofri um acidente com a enxada, estava limpando mato no roçado e de repente eu bati com a enxada no pé e me cortou. Depois fui para o hospital“.
Se essa moradora tivesse mais cuidado e prestasse mais atenção esse corte não teria acontecido, porque ela poderia ter usado equipamentos para trabalho.
Muitas pessoas dizem que já sofreram acidentes com ferramentas do campo, por que as pessoas não evitam e não procuram se proteger de facões, foices, enxadas, etc. Essas pessoas devem tomar medidas para se protegerem. Outra coisa importante que elas devem fazer quando se cortam é ligar para a Samu 190 ou procurar um atendimento médico.
Outro cuidado que as pessoas devem tomar é não guardar os equipamentos em um local de acesso às crianças.

Acidentes no trabalho na zona rural
Muitas pessoas do campo já sofreram acidentes com ferramentas cortantes, mas todos devemos ter atenção quando estiverem as usando.
Por: Clara Sthefanny Sousa Nunes – 7º Ano
No campo, as pessoas se esforçam ter o que comer, dão duro para ter boas condições de vida. Mas muita gente não sabe o perigo que pode correr no seu trabalho no campo, com as ferramentas cortantes que usam, como por exemplo a enxada, trincha, facão, forrageira e outros.
Segundo Marcos de Sousa Bernardo, 49 anos, morador do sítio Lucas, Campina Grande-PB, as ferramentas mais usadas são a trincha, para cortar carne, a enxada, que serve para limpar mato, e a forrageira, para fazer ração para o gado.
Muitas pessoas já sofreram acidentes com essas ferramentas que usam porque não prestam atenção. De acordo ainda com Marcos, estava limpando certa vez o mato com a enxada e cortou o pé. Mas tem várias maneiras de se proteger quando estão trabalhando, como usar luvas e botas.
Josiren Batista de Sousa, moradora do mesmo sítio, afirma que a ferramenta mais perigosa é o facão. Quando tiver cortando capim, pode se cortar. Já o entrevistado Marcos diz que mais perigosa é a forrageira, porque quando tiver cortando a ração, pode se acidentar.
Se você sofrer algum acidente, vá para o hospital, porque a situação pode ser grave. Quando for usar as ferramentas, sempre use botas, luvas, pois se cair, você não se machucará, como no caso do facão. Sempre tome cuidado, quando usar, é importante prestar atenção para que você agricultor, não se machuque.
Acidentes na zona rural

Sofrer acidentes com ferramentas de trabalho rural é bem comum, mas devemos ter cuidado, pois pode causar coisas bem pior do que só um simples corte
Por: Yasmin Geany Lira Da Silva.
No campo, a maioria das pessoas trabalham com ferramentas perigosas. Porém, muitas delas não sabem que são perigosas assim.
Essas ferramentas ajudam muito as pessoas do campo com plantação, retiradas de frutas, criação de animais. A ferramenta que as pessoas mais usam é a enxada, que tem uma facilidade enorme de cortar, quem estiver usando tem que ter muito cuidado.
A moradora do Sitio Salgadinho, zona rural de Campina Grande, Paraíba- PB Maria Valeria França De Andrade, fala que a sua mãe já sofreu um acidente com uma dessas ferramentas. Ela afirma que a sua mãe estava trabalhando no roçado do pai dela, limpando o mato com a enxada e acabou cortando o pé. Ela falou que “Como naquele tempo só quem ia para o hospital eram só os filhos dos ricos e de prefeito da cidade, ela teve que se cuidar em casa mesmo”. Na opinião dela, as ferramentas mais usadas no trabalho rural são “enxada, machado e facão”. E a ferramenta mais perigosa é o facão “porque ele tem mais possibilidade de cortar”.
O morador do Sitio Lucas Ítalo Gomes Amaro Da Silva, zona rural de Campina Grande-PB, fala que nunca sofreu nenhum acidente com essas ferramentas, porém conhece alguém que já sofreu: “foi cortar capim grande demais e o facão pegou no dedo”. Ele fala que as ferramentas mais usadas são “enxada pra limpar mato, roçadinho pra limpar o mato, o facão pra cortar um pé de árvore, cortar capim pro boi”. Na opinião dele, a ferramenta mais perigosa é a forrageira, “porque quando a pessoa tá moendo capim, quando empurrar a mão pode passar direto e cortar a mão”. Ele ainda fala que é perigoso estancar o sangue para não sair muito e levar para o hospital.





2 comentários:

Luan disse...

Melhor professora do mundo

Unknown disse...

Ótimo trabalhar com esses acidentes, pois a pessoas que não sabe o risco que trás 😘