terça-feira, 3 de setembro de 2019

Reportagem, tema: A vida no campo

                                                       Resultado de imagem para a vida no campo 
       No 7º Ano, ensino fundamental da nossa escola, estamos desenvolvendo o projeto pedagógico"Profissão aluno repórter".
       Estudamos estrutura e características do gênero reportagem, realizamos atividades de leitura e interpretação textual. Após esses estudos, chegou a hora de escrevermos a nossa primeira reportagem, como o tema: a vida no campo.
      Abaixo, temos duas produções de alunas que produziram os seus textos. Foi uma experiência ótima e espero que desfrutem da leitura:



A verdadeira realidade no campo
Pessoas afirmam o quanto é bom e agradável viver no campo

Muitas pessoas não sabem realmente como é a vida no campo, muitos acreditam que é só viver na roça, trabalhando e sem sossego, que moradores do campo são isolados. Mas veremos a verdadeira realidade dessa vida, que é agradável e boa.
O ex morador Sítio Cuités, zona rural Campina Grande - PB , José David Santana Almeida afirma que morar no campo é “bom, sossegado , e sem barulho. No campo existem sim suas vantagens e desvantagens, porém as vantagens são mais relevantes”. Ele ainda constata que a vida nesse lugar é corrida por que tem que cuidar das plantações e dos animais, porém é um prazer fazer isso.
Muita gente tem muito preconceito com as pessoas que nasceram e se criaram no campo, mas isso tem que acabar, pois não existe necessidade de continuar. As pessoas tem que respeitar o espaço das outras, e não é adequado falar mal do estilo de vida alheio.  
Para uma criança, morar no campo é muito bom, porque podem correr e brincar sem perigo. A moradora do sitio Salgadinho, zona rural de Campina Grande – PB, chamada Sabrina Micaelly Brasilio afirma que “no campo a criança fica mais à vontade, é melhor pra ela brincar e não é perigoso.”
Realmente, a infância em um sitio é diferente. O ar livre possibilita que as crianças sejam livres. E essa é a verdadeira realidade na vida no campo: uma vida boa, tranquila, sossegada e de boa convivência.
Alunas: Fernanda Mayla Barbosa Bezerra e Yasmin Geany da Silva


A vida no campo
Moradores do bairro Sitio Lucas,  situado no município de Campina Grande – PB, apreciam o local que moram e falam que “a vida no interior é mais adequada e livre”.

Temos muitas vantagens no campo: ar puro, vida mais orgânica, sem estresse e contato com a bela natureza. A vida urbana também tem suas vantagens, afinal, temos acesso à escola, trabalho, produtos e serviços bem perto de nós. As pessoas saíram do campo em busca disso, e a maioria relata que na cidade há problemas sérios, como a falta de segurança.
A moradora do bairro Sítio Lucas, Karliany Nascimento Silva, 12, relata que “a vida no campo não tem muito movimento e o lugar é tranquilo”. Já a moradora do mesmo bairro Janaína Késia dos Santos, 12, fala que “morar no campo traz benefícios reais à saúde, e a vida é livre”. E que também no campo é possível respirar ar puro.
            O trabalho no campo também pode ser cansativo, pois as pessoas acordam cedo e iniciam o seu trabalho. Embora, atualmente, existam muitas máquinas, os agricultores preparam a terra para plantar as sementes, irrigam a plantação e realizam a colheita.
Apesar das dificuldades, a vida rural é marcada pela liberdade, afinal, não há a preocupação que é comum nas cidades, como roubo.     
Alunas: Kellyane Aparecida da Silva Cruz e Larissa dos Santos Nascimento 

Resultado de imagem para a vida no campo