domingo, 18 de outubro de 2015

Olá, pessoal! Todos sabem que estamos passando na Paraíba por momentos difíceis no que diz respeito à falta de água. O sítio Lucas, zona rural de Campina Grande, também tem enfrentado situações adversas com o racionamento de água. 
Os alunos do 7º Ano da EEEFM Maria Augusta Lucena Brito foram até a comunidade e realizaram entrevistas com os moradores para saber sobre a real situação sobre a falta de água no local. Essas entrevistas foram incorporadas às reportagens criadas pelos próprios alunos. 
Eles são verdadeiros redatores! Deram um show de habilidade e criatividade. Vamos ver algumas delas abaixo:

Economizando e reutilizando água
                                                                                                                    
Hoje o açude Epitácio Pessoa está com sua capacidade máxima de 14 % e  isso é extremamente grave e preocupante para a população
No nosso Estado o reuso da água é um dos mais importantes deveres e obrigações, pois estamos passando por uma grande crise de água.
O reuso da água é uma alternativa importante nessa ocasião. No sítio Lucas, zona rural de Campina Grande, as pessoas estão armazenando toda água, principalmente a de chuva. Essas águas são armazenadas em cisternas, tambores, caixas, baldes e etc.
Segundo a auxiliar administrativa Rosemere Freitas Lima, moradora do sitio Lucas, o racionamento é uma boa ação, mas a agência de água CAGEPA também precisa fazer sua parte, concertando os vazamentos das casas da população. Mas também precisamos economizar e reutilizar, como lavar as louças com as torneiras fechadas, a água de lavar roupas, lavar banheiros , lavar panos de chão , dar descarga  e etc.
O desperdício da água também acontece na agricultura, pois os agricultores estão utilizando ainda o processo chamado de irrigação, em que são instalados vários canos, para chegar até as plantações  de suas propriedades. Esse processo só deve ser feito quando tivermos água em abundância e não em crise como estamos passando.


Redatora: Ana beatriz Barbosa Alves 

O reuso da água
O açude Epitácio Pessoa está com 18% de sua capacidade. O anúncio aconteceu durante uma reunião acompanhamento sobre gestão da água

O reuso de água é uma forma de economizar, como lavar os pratos e reutilizar para usar no banheiro e para aguar plantas.  A água que usamos da máquina de lavar serve para lavar calçadas.
Devido às circunstâncias do açude de boqueirão, que está com pouca água, é necessário aprender a viver economizando, pois assim nós teremos mais tempo usando água. O racionamento foi uma decisão que estamos vivendo há meses. No sítio Lucas, zona rural de Campina Grande, falta no sábado e chega na terça à tarde.
Segundo a moradora do sítio Lucas Joelma Sebastiana da Silva, o reuso da água é muito bom, pois assim as pessoas tem mais consciência para economizar. Ela diz que devemos escovar os dentes com a torneira desligada, pois o açude de boqueirão está com a média muito baixa. Para não secar, devemos economizar, se não teremos que reutilizar água do esgoto, afirma a moradora Joelma.
Redatora: Paola Gomes da Silva

A água está acabando

Estamos passando por uma situação difícil de falta de água na Paraíba

         Segundo a moradora Maria Vitória da Silva do sítio Salgadinho, localizado na zona rural de Campina Grande, podemos fazer o reuso da água, como a água que lavamos a roupa, podemos dar descargas, aguar plantas e lavar calçadas. E a água que tomamos banho pode ser reutilizada na casa e lavar carros e motos. A água que a gente escova os dentes serve para aguar as plantas.
         A pessoas tem que economizar, se não vai faltar. Vamos economizar, se são a gente vai ficar sem água, pois o açude de boqueirão está secando, só tá com 18% de sua capacidade. Vamos fazer mais racionamento de água na cidade.
         Segundo Gerson da Silva, morador do sítio Salgadinho, as pessoas do mundo tem que economizar e do sítio Salgadinho, sítio Lucas e Tapagem tem que fazer o reuso de água, pois boqueirão está secando, por isso vamos ter consciência e economizar.

Redator: Daniel Vítor Domingos Maciel

O reuso da água na zona rural de Campina Grande
As pessoas que são abastecidas por boqueirao estão passando uma crise muito grande
      O reuso da água é importante para que possamos economizar. Precisamos ter consciência na hora que usar. Devemos acolher o hábito de economizar, pois o desperdício é grande.
      De acordo com a moradora da Tapagem Carla Pricilla Almeida, sítio localizado na zona rural de Campina Grande: “a água é o fator mais importante para o ser humano”. Ela  disse ainda que o reuso era uma boa forma de economizar, pois tem gente que está fazendo um grande desperdício.
      O açude de Boqueirão está com uma grande crise, a seca está tomando a Paraiba, os sertanejos estão sofrendo com a seca, e estão sofrendo ao ver os seus animais morrerem de sede e de fome. Muitas dessas pessoas apelaram aos poços artesianos, mas poucos desses poços tem água doce. O racionamento é outro modo de economizar, mas a água que não usamos evapora, e então pouco a pouco a água vai acabando. A transposição do rio São Francisco está pela metade, pois os trabalhadores pararam. A situação é muito difícil.

Redatora: Kallyny Almeida Andrade.


 A falta de água na Paraíba

               O  açude  Epitácio  Pessoa  mais  conhecido  como  boqueirão, localiza-se  no  sertão  da  Paraíba e  abastece  18  municípios.
              Segundo  Sandra Maria Gomes de Lemos,  moradora  do  sitio  Salgadinho  que  localiza-se  na zona rural de  Campina  Grande  “a  água  e  um  recurso  natural  que  sem  ela  não  há  vida, mas  todos  nos  temos nossos compromissos sobre isso”.
             Será  que  vocês  já  observaram  como  se  encontra  o Brasil?  Ou  como  está  a  crise  de  água  no  mundo?  O  morador  André  da  Silva  Nunes  também  do  sitio  Salgadinho  diz  que  está  aprendendo  a  economizar  com  o  racionamento.
                A  jovem  Maria  Vitoria  Vieira  Nunes, faz  a  segunda  questão: “Sera  que  em  2016  vai  ter  água  para  todos  nos?”. Sobre  isso  não, mas  “se Deus  quiser  sim”,  responde  a  sua  mãe  Ana  Maria  Vieira  Nunes.
               Não  importa  se  e  rico  ou  pobre, preto  ou  branco, todos  nós  precisamos  de  água  e  para  isso  precisamos  economizar.
              Você  que  é  mãe  ou  pai, que  usa  bastante  água, pense  no  futuro  dos  seus  filhos, sem  água  como  é que  fica. Pare, pense  e  faça  a  coisa  certa.
Redatora: Ana  Marcela  Vieira  Nunes

   
O  reuso da água
Foi anunciado na mídia que a partir do dia 1 de novembro já estaremos sem água no açude de Boqueirão.

         Sabemos que o açude de Boqueirão esta secando.                         Todos nos sabemos disso e mesmo assim  ninguém tem consciência.
          Segundo Herica Viema Barbosa, moradora do sitio Salgadinho localizado na zona rural de Campina Grande, “o reuso da água é uma água que já foi usada e e tratada novamente”
          Esse reuso é muito bom e importante para esse momento da falta de água que estamos sofrendo na Paraíba. As pessoas não têm consciência quando vão gastar a água potável, lavam carros,calçadas e etc.
         Ao invés de toda essa água ser usada para fazer outra coisa, desperdiçam. Então por favor vamos economizar.

Redator: José Arthur Barbosa.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015






Finalmente, o blog Blogando Língua Portuguesa chegou com tudo no ano de 2015!!!                                                 
Neste ano, estamos trabalhando com o projeto "A REPORTAGEM NA ESCOLA: LENDO E ESCREVENDO SOBRE SUSTENTABILIDADE HÍDRICA". Está sendo muito proveitoso trabalhar com os alunos um tema tão importante na atualidade, a água, aliado a um gênero jornalístico.Os alunos estão produzindo a todo vapor. A primeira reportagem que fizeram foi sobre o "São João sustentável" da nossa escola. Vamos ler algumas delas??? Aprecie abaixo:



São João sustentável da escola Maria augusta
Os alunos cortando e colando jornais velhos para ornamentar a sala de aula


O são João da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria augusta Lucena brito teve o tema ‘sustentabilidade.”De acordo com a inspetora dos alunos do turno da manhã, Arlete, o evento foi muito bom, pois deixamos de poluir o meio ambiente e reutilizamos tudo aquilo necessário.
Os alunos se desempenharam muito para deixar as salas de acordo com o tema. Os materiais usados foram: garrafa pet, revistas, jornais e etc. 
A direção juntamente com todos os funcionários da escola, teve uma enorme participação nesse grande evento, colaborando em tudo.
E realmente foi de grande importância esse evento, para que as pessoas se conscientizem a não desperdiçar água e ajudar nosso planeta. 
                               Aluna 7º Ano: Ana beatriz Barbosa Alves.



                    Sustentabilidade na Escola Maria augusta

Este ano na escola Maria augusta Lucena brito, localizada em Campina Grande , sitio Lucas, tivemos um São João sustentável. Enfeitaram a escola com materiais recicláveis, nas salas os alunos usaram jornais e revistas para fazer as bandeirinhas, os alunos fizeram também uma pichação sobre a água, conscientizando as pessoas a economizarem a água.
Os alunos pintando uma imagem que representa a importância da água para o planeta

Alguns alunos fizeram uma casinha de barro dentro da escola, teve uma quadrilha muito animada e bonita. Depois, foram comer as comidas típicas que trouxeram como: tapioca, bolos, paçoca e etc. Passaram esse São João animados e de uma forma reciclável.
De acordo uma funcionaria da escola chamada Aparecida, esse São João serviu para mostrar as pessoas que devemos reciclar e salvar o mundo: “Eu achei esse são João muito bom porque além de reciclarmos esse material, também salvamos o planeta, e dessa forma podemos viver em um mundo melhor.”

Aluna 7º Ano:Joice Kelly de Sousa brito 



São João Sustentável


No dia 18 de junho de 2015, na Escola Maria augusta Lucena Brito, fizemos uma festa de são João. O tema foi sobre “sustentabilidade hídrica” para preservar a natureza. Para enfeitar a escola nós usamos materiais recicláveis.
Decoramos as salas com papel de jornal, tampinhas de garrafas, papelão, fundos de garrafas pet, e também nós do 7º ano fizemos uma pintura para preservar a natureza.
Na quadrilha teve as danças e também teve a noiva, a rainha do milho, Maria bonita, e a miss simpatia. Quando a quadrilha terminou, tivemos uma pequena comemoração. Cada um foi para suas salas e comemoramos essa festa com muita comida.

Os alunos empenhados na decoração da sala de aula com materiais recicláveis
No fim de tudo teve o concurso  da sala mais decorada, e a sala vencedora foi a do 6º ano e quem ficou em segundo lugar foi o 7º ano. Realmente, foi muito bom.
                               Aluna 7º Ano: Sara Beatriz de Souza santos